Um blog sobre as minhas experiências, e os meus conhecimentos sobre a Diabetes, e outros temas relacionados com a saúde.
"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"
sábado, 24 de dezembro de 2011
O natal, ou outras festas.
Então é natal, ou vésperas de natal, ou melhor consoada, e vai estar reunido com a família, num grande jantar, um banquete, recheado de comida tão boa, batatas, bacalhau, couve, polvo, arroz, ou outros tipos de comida. Ah mas não se esqueça antes dos fritos recheados de açúcar, as rabanadas, as filhós. Por fim vem aquelas sobremesas tão doces, tão cremosas, tão boas, pudins, mousses, semi-frios, bolos, cremes, broas,...e o bolo rei? Tudo tão delicioso, tão apetitoso... Mas tudo muito doce para um diabético... Então, como se pode fazer???
Por ser diabético, não significa que não pode comer destas coisas todas. Se tiver uma alimentação saudável a maior parte dos dias, pode ter algumas excepções em ocasiões especiais. É importante saber como lidar com a comida que é servida em festas. Deverá sempre verificar a glicémia e aumentar um pouco a dose da insulina, dependendo se comer mais que o habitual, ou se a comida tiver mais hidratos de carbono. Deverá também apontar a glicémia e as doses de insulina administradas no seu diário, para que depois possa consultá-lo em ocasiões futuras. As vezes poderá ficar sentado à mesa por longos períodos. Se isto acontecer, no final da refeição deverá medir os níveis e administrar outra dose extra se necessário.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário