Um blog sobre as minhas experiências, e os meus conhecimentos sobre a Diabetes, e outros temas relacionados com a saúde.
"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"
domingo, 18 de dezembro de 2011
Diabetes mellitus tipo 1
(um dos tipos de caneta utilizada para a administração de insulina)
A diabetes tipo um, como já foi dito, é um tipo da diabetes mellitus. As pessoas com diabetes tipo 1 são diagnosticadas na infância ou na adolescência (antes dos 35 anos de idade). Os sofredores da diabetes tipo 1 são insulino-dependentes, ou seja, desde que a doença é inicialmente diagnosticada, é indispensável o tratamento com insulina. A insulina não pode ser administrada oralmente porque como é uma proteína, será então destruída pelas enzimas do estômago. Por isto que os diabéticos tipo um tem que fazer injecções ou utilizar uma bomba infusora de insulina.
Ainda não existe nenhuma cura para a diabetes. Também não dá para fazer uma operação para receber um pâncreas de outra pessoa. Isto porque na diabetes tipo 1, as celulas produtoras de insulina no pâncreas são destruídas por um processo chamado "auto-imunidade". Isto é, o sistema imunitário do doente ataca as células do pâncreas que produzem insulina. Isso acontece por engano porque o organismo identifica as células como corpos estranhos. (Se o doente receber um pâncreas novo o sistema imunitário iria acabar por atacar as células produtoras de insulina desse novo pâncreas). A causa disto ainda não foi definida, apesar de parecer estar ligado a constipações e outras doenças. O tipo de alimentação ou o estilo de vida não têm nada a ver com o aparecimento da diabetes.
O processo da auto-imunidade acaba por fazer com que o pâncreas não produza insulina. Sem a insulina, o açúcar é acumulado no sangue, fazendo com que os níveis subam. O açúcar acaba também por aparecer na urina. Com o passar do tempo, os níveis altos podem afectar os olhos, os rins, os nervos, o coração, ou outros órgãos do corpo do diabético. É preciso tomar insulina para viver e ter uma vida saudável, e com as injecções de insulina, o diabético consegue controlar melhor os níveis de açúcar.
Não se sabe ao certo porque é que as pessoas desenvolvem a diabetes tipo 1, mas é defendido que em muitos casos a diabetes é uma doença hereditária, ou seja que pode aparecer se já houver alguém na família com a doença, ou então que é algo próprio do organismo, ou pode aparecer por causa de uma agressão de determinados tipos de vírus através de constipações e assim.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário