Um blog sobre as minhas experiências, e os meus conhecimentos sobre a Diabetes, e outros temas relacionados com a saúde.
"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"
sábado, 31 de dezembro de 2011
Hiperglicémia
Uma hiperglicémia é o oposto de uma hipoglicémia, ou seja é quando tem os níveis de açúcar muito elevados. Uma pessoa quando tem uma hiperglicémia, pode sentir mais cansaço ou mais sede do que o normal, mas estes sintomas não são tão obvios como quando se tem uma hipoglicémia. No entanto, se tiver uma hipoglicémia por falta de insulina, poderá se sentir indesposto, por causa do aumento do nível de corpos cetónicos no sangue.
Uma glicémia que esteja temporariamente elevada não necessita de qualquer tratamento de emergência, mas se estiver alta em controlos repetidos, deve ver se possível, a existência de corpos cetónicos no sangue ou na urina. Poderá acrescentar mais 1 ou 2 unidades de insulina ultra-rápida, ou rápida para corrigir os níveis de açúcar.
Se os níveis de açúcar continuarem altos durante algum tempo e se existirem corpos cetónicos no sangue e na urina, poderá ser porque o nível de insulina esteja muito baixo. Se apesar de ter aumentado a dose insulina e continuar com corpos ceónicos no sangue e na urina, é melhor contactar o hospital ou especialista de diabetes, pois se o nível de corpos cetónicos no sangue esteja acima de 3 mmol/l ou persistirem na urina, correrá o risco de desenvolver cetoacidose.
Muitas pessoas pensam que exercício físico é uma maneira de abaixar os níveis de açúcar (até eu pensava isso quando era mais nova) mas sem insulina no corpo só faz aumentar cada vez mais o açúcar no sangue. Isto deve-se ao facto do corpo estar a trabalhar e necessitar de energia (açúcar) e então o figado começa a libertar açúcar para o sangue. Sem insulina não há maneira de esse açúcar entrar para as células, então o resultado será aumentar ainda mais os níveis glicémicos e produzir mais corpos cetónicos.
Se tiver os níveis glicémicos elevados por bastante tempo, isto irá contribuir para as inumeras complicações que a diabetes pode vir a trazer. Algumas dessas complicações têm a ver com o cérebro, a retina, os rins, o coração, entre outros.
Depois de ter tido uma glicémia elevada, tal como numa hipoglicémia, deverá tentar descobrir o porquê, e apontar tudo no diário para que depois no futuro o possa consultar e evitar estas situações. Uma hiperglicémia pode acontecer porque comeu um bocadinho de mais, ou uma coisa com mais hidratos de carbono ou açúcar, ou então porque fez uma dose de insulina a menos em comparação com o que comeu.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário