"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mitos



Há muitas pessoas que não entendem ou não sabem como se tem diabetes, e ficam com ideias erradas sobre a doença.


"A diabetes é contagiosa?"

Uma vez, por exemplo, eu estava a vir a pé para casa da escola, com uma rapariga da minha turma. Ela do nada lembrou-se que eu tinha diabetes, e afastando-se um pouco, perguntou-me se era contagioso. Eu fiquei do tipo a olhar para ela, sem saber se me devia de chatear com a maneira que agiu (afastando-se) ou não. Mas pensei duas vezes. Um pouco chateada, mesmo assim, como ela não percebia de diabetes, eu decidi explicar-lhe que não é uma doença contagiosa. Contei-lhe o que sabia sobre como se descobre que se tem diabetes, e como a diabetes poderá ser desenvolvida.

Como ela, há muitas pessoas que não sabem que a diabetes não é uma doença contagiosa. Mas digo já, a diabetes não é uma doença contagiosa porque ela não é infecciosa.


"Se comer muitos doces apanho diabetes?"

Há muitas pessoas que pensam que ao comer muitos doces pode-se apanhar diabetes. Depende do tipo de diabetes.

Já me vieram dizer que se eu não tivesse abusado nas gomas ou posto cubos inteiros de açúcar na boca, que talvez não seria diabética. Mas isso não é verdade. Embora fosse um bocadinho gulosa, antes de ser diabética o chocolate passava de data no meu quarto. Agora que sou diabética, o chocolate nem dura uma semana xD tornei-me mais gulosa do que era. Abusar nas coisas doces não influência, de maneira nenhuma, o risco de contrair diabetes tipo 1. Como já foi dito, a diabetes pode aparecer se já tiver alguém na família com a doença, ou quando as células produtoras de insulina no pâncreas são destruídas.

Ao contrario da diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2 é muito influenciada pela alimentação e o estilo de vida que o sujeito leva. Os doces em si não causam diabetes tipo 2, mas o excesso de calorias de qualquer tipo, pouco exercício físico, e a obesidade podem causar diabetes. E se já tiver também alguém na família com diabetes tipo 2, é óbvio que se não levar uma vida saudável, está mais susceptível a desenvolver a doença.


"Um diabético não pode comer açúcar de maneira nenhuma"

Uma vez eu estava com uma amiga, e estava a começar a sentir uma quebra de açúcar. Tirei um pacote de açúcar e meti o a boca. Nisto, a minha amiga deu.me uma palmadinha levezinha, e perguntou-me o que é que estava a fazer. Ela disse que eu não podia fazer isso. Ela, como muitas outras pessoas, pensava que um diabético não pode tocar em açúcar de maneira nenhuma porque faz mal. O que ela não entendia era que embora um diabético tem a tendência a ter os valores mais altos, também pode ter falta de açúcar, ou por ter feito insulina a mais, ter comido pouco, ou ter feito algum exercício físico sem ter comido nada. A falta de açúcar ocorre com alguma frequência nos diabéticos. Um diabético com pouco açúcar no sangue, pode cair para o lado e desmaiar. Para que isto não aconteça, é necessário comer logo algo doce. Para ter a certeza dos níveis de açúcar no sangue, deverá medir os níveis. A diabetes é uma doença muito ligada ao açúcar.


"Um diabético não pode comer certos tipos de comida"

Há muitas pessoas que pensam que um diabético está proíbido de provar certos tipos de comida. Isso depende muito se os medicos/enfermeiros/nutricionistas que o seguem lhe poem em dieta ou não. Eu por exemplo, para já posso comer um pouco de tudo. Aliás uma pessoa deve ter uma dieta equilibrada, ou seja, comer um bocadinho de tudo nas quantidades certas.

Mesmo assim dei uns limites a mim mesma. Por exemplo, não toco de forma alguma em bebidas ou alguns alimentos que têm uma versão light ou zero. Só toco em bebidas com açúcar se estiver com uma quebra. Outra coisa que eu fiz foi proibir a mim mesma de provar figos. Isto porque eu sei que os figos são um fruto com muito açúcar, e se provar, sei que vou gostar e que se tornarão mais uma tentação. Mesmo assim, por vezes, na altura dos figos, eu tenho alguma curiosidade, so que prefiro não tocar neles. E como nunca provei é mais fácil resistir.


"Bebidas light ou zero fazem a mesma coisa que as normais. É tudo igual."

Muitas pessoas pensam mesmo que não existe nenhuma diferença entre as bebidas light, zero e normais. Têm esta ideia porque pensam que é só uma forma de marketing, ou seja uma maneira das empresas conseguirem vender o produto. Mas isso não é verdade. Basta ler os rótulos e comparar um de um produto light ou zero com um normal que vês logo. Mas é preciso ter em conta que as bebidas light ou zero têm outros aditivos, como adoçantes, que, embora não mexam com os níveis glicémicos, nem sempre fazem bem a saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário