Um blog sobre as minhas experiências, e os meus conhecimentos sobre a Diabetes, e outros temas relacionados com a saúde.
"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Insulina
(cristais de insulina)
A insulina, como já foi dito, é uma hormona produzida pelo pâncreas, que serve para baixar os níveis de glicémia no sangue. Quando se cheira ou vê comida, são enviados sinais as células dos pâncreas para aumentarem a produção de insulina. Quando a comida entra no estômago e nos intestinos, ainda mais insulina é produzida. As células que produzem a insulina (células beta) conseguem medir a glicémia no sangue, e respondem a isso libertando as quantidades certas de insulina para o sangue. Quando os níveis de glicémia estão normais, essas células produtoras de insulina diminuem a produção.
A insulina é muito importante porque funciona como uma "chave" que permite a entrada da glicose nas células. A glicose e é a fonte energética das nossas células. Sem a insulina, a glicose não consegue entrar para dentro da célula. Isto, como já se sabe, faz com que os níveis de açúcar no sangue subam. Sem energia do açúcar, as células começam a produzir a sua própria energia, os corpos cetónicos, que podem prejudicar a saúde.
Mas, no entanto, há células que são "insulino-independentes" que absorvem glicose, em proporção directa à glicémia, sem insulina. Estas células são encontradas no cérebro, nas fibras nervosas, na retina, nos rins, nas glandulas supra-renais, nos vasos sanguíneos e nos globulos vermelhos. Pode não parecer lógico que existam células que consigam absorver glicose sem insulina. Mas isto acontece porque numa situação em que há pouca glicose no organismo, a produção de insulina é suspensa, e a glicose é guardada para os órgãos mais importantes. Para quem tem diabetes, com os níveis mais altos, essas células que não precisam de insulina, vão absorver grandes quantidades de glicose. A longo prazo essas células poderão ficar "envenenadas", fazendo com que esses órgãos sejam susceptíveis a danos quando a diabetes não está controlada.
O nosso corpo precisa sempre de insulina, mesmo entre as refeições e quando estamos a dormir, para controlar a glicose produzida pelo fígado. Esta insulina é uma pequena quantidade de insulina, ou a insulina "basal". A volta de 40/50% da insulina produzida num dia, por uma pessoa que não é diabética, é libertada entre as refeições, como insulina basal.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário