"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Medição de níveis glicémicos



(picador)

Para ter uma diabetes mais controlada, é necessário monitorizar a glicémia sempre. Alguém que tenta controlar a diabetes sem monitorização é como se estivesse a conduzir um carro sem conta-quilómetros, indicador de gasolina ou temperatura. O carro pode andar por algum tempo mas depois acaba por parar no sítio errado. A monitorização da glicémia pode ser dividida em: análises imediatas, análises de rotina, monitorização contínua da glicémia, e análises de longo prazo. A monitorização é importante para ver se está tudo em ordem com a diabetes, se as doses de insulina são as certas, e para controlar-la e ver se está tudo bem.

As análises imediatas, ou a medição dos níveis glicémicos, é feito pelo próprio diabético, quando necessário, no momento. É necessário fazer sempre para verificar os níveis de açúcar, e para fazer um melhor controlo da diabetes. Utiliza-se um medidor de glicémia próprio para medir os níveis de açúcar no sangue (como a imagem que se apresenta mais em baixo). Estas máquinas vêm em várias formas, tamanhos e cores. Para extrair uma gota de sangue utiliza-se um picador, ou dispositivo de picar os dedos. Estes também vêm em diferentes formas. No picador vem uma lanceta, e é essa a lanceta que pica a pele.

Antes de picar um dedo deverá levar as mãos, não só pela higiene, mas também para assegurar que não tem açúcar nos dedos, que poderia ter vindo de alguma coisa doce que tocou, fruta, entre outros, e que poderá acabar por provocar uma leitura falsa, mais elevada. Não é necessário desinfectar os dedos com álcool, pois iste só iria secar a pele. Pode utilizar a mesma lanceta durante o dia todo, mas em cada vez que a utiliza, a lanceta torna-se ligeiramente menos pontiaguda, acabando por tornar as picadas mais dolorosas.

As picadas, como já deve de ter calculado, são feitas nos dedos, e deverão ser feitas nos lados das pontas dos dedos. As picadas constantes não causam a perda completa da sensibilidade nos dedos. Só a sensibilidade à pressão é afectada devido a um aumento da espessura da pele. Não há nenhuma diminuição de sensibilidade ao calor nem ao tacto.

Pedir o picador emprestado a outra pessoa não é boa ideia, porque se uma pequena gota de sangue ficar no dispositivo e estiver infectada, pode causar contágio.

Como já foi dito, os níveis de glicémia, para estar num nível normal, deverão estar mais ou menos entre os 90 e 120 md/dl (5-7 mmol/l). A maioria dos medidores de glicémia tem memoria para armazenar os resultados das analises, e até mostram uma média. Através dos resultados, uma pessoa consegue controlar melhor a diabetes. Poderá apontar sempre os resultados num diário , assim como detalhes das actividades realizadas, para que a próxima vez que fazer algum desporto ou comer determinada coisa, consiga consultar as suas notas.



(medidor de glicémia)

Sem comentários:

Enviar um comentário