HbA1c, ou Hemoglobina Glicosilada é um nome ligado a diabetes que todos os diabéticos deviam de conhecer, e todos diabéticos deviam ter como objetivo manter o seu nível de HbA1c abaixo dos 6 / 7 valores. Mas então o que é o HbA1c?
Para quem não sabe, o HbA1c é o nome do teste utilizado para medir a média da glicémia durante um período de tempo mais prolongado. O seu nome provém de um subgrupo de hemoglobina, o pigmento vermelho nas células do sangue; as moléculas de glicose ligam-se às moléculas de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. O teste do HbA1c baseia-se no facto dos glóbulos vermelhos viverem aproximadamente 120 dias. São produzidos na medula óssea e são habitualmente destruídos e reciclados no baço. Durante o tempo de vida dos glóbulos vermelhos, a glicose liga-se à hemoglobina de acordo com o nível de glicémia.
A HbA1c é a percentagem da hemoglobina dos glóbulos vermelhos que tem glicose ligada a si. Este reflecte o valor médio da glicémia durante os últimos 2-3 meses. A glicémia da semana anterior ao teste não é incluída na leitura, já que esta fracção de HbA1c não é estável. Se a HbA1c for monitorizada a intervalos regulares os resultados mostrarão um bom resumo de como o seu controlo tem sido durante o ano.
É possível obter uma medição aceitável de HbA1c com uma combinação de valores elevados e baixos da glicémia, mas isto é considerado um valor "falso" pois é a média dos valores todos. O mais indicado é tentar um valor "verdadeiro" que acontece quando uma pessoa tem os valores de açúcar no sangue bons, relativamente estáveis e com poucas hipoglicémias. É frequente uma pessoa se sentir melhor quando a glicémia é estável. No entanto, não há dados científicos que provem que se tem mais complicações da diabetes se a glicémia for instável do que se as medições da glicémia forem sempre iguais, assumindo que a HbA1c também não se altera.
Eu sei que não é nada fácil ter vales estáveis ou bons, ou uma HbA1c perfeita. Eu própria fico frustrada quando não consigo controlar os meus níveis, e quando fico assim é pior porque quando estou com stress ele sobem ainda mais e torna-se um ciclo vicioso, mas posso dizer que estou contente com o meu valor de HbA1c de 7,4, sem hipos, e devo isso ao meu cão e ao meu Freestyle Libre. Aconselho vivamente a quem não tem ainda o Freestyle Libre a utilizar um. Não sei como são outros aparelhos de medição continua ou medição flash, mas sei que foi uma das melhores coisas que aconteceram a minha diabetes. Outra das melhores coisas foi o meu cão, pois obriga-me a fazer diversas caminhadas por dia, e o exercício físico ajuda muito a controlar a diabetes.
(HANAS, Dr. Ragar; "Diabetes Tipo 1 em crianças, adolescentes e jovens."; 3ª ed; Lisboa: LIDEL, 2007)
Sem comentários:
Enviar um comentário