"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"

terça-feira, 5 de junho de 2018

Cebolas curam gripes?

No outro dia, enquanto sentada numa sala de espera para ver um medico, ouvi duas senhoras a falarem sobre um remédio caseiro aparentemente muito bom. Falaram de um chá de cebola que se faz com as cascas e cura sintomas de gripe. Já tinha ouvido falar varias vezes desse chá mas nunca o experimentei. Uma das senhoras falou de um caso muito curioso que eu desconhecia e que me pôs a pensar e a pesquisar mais sobre as cebolas.

A senhora contou que os habitantes de uma terra ficavam doentes com um vírus que lá havia, menos os moradores de uma casa. Os médicos estranharam o facto de todos apanharem a doença menos essas pessoas e foram lá para perguntar porquê. Eles disseram que punham sempre uma cebola cortada em todas as divisões da casa pois acreditavam que assim não ficavam doentes e resultou. Os médicos decidiram então estudar essas cebolas e nelas encontraram os micróbios,  germes e vírus das doenças que os moradores dessa casa não apanhavam.

A minha pergunta passou a ser esta: "será que as cebolas ajudam mesmo a combater a gripe e outras doenças?"

Acredita-se que as cebolas ajudam a combater e prevenir a gripe já desde a antiguidade. Os chineses e os gregos antigos utilizavam as cebolas nos seus remédios e tratamentos medicinais. Até a organização mundial da saúde reconhece que a cebola tem uma habilidade de aliviar sintomas de gripe incluindo tosse, congestão, infecções respiratórias e bronquites.

Alguns recomendam colocar cebolas cortadas na mesinha de cabeceira à noite ou até em cada divisão da casa para ajudar a prevenir a gripe. Consta que a cebola crua vai absorver os germes e os vírus do ar impedindo a entrada destes para o corpo humano.

As cebolas são conhecidas pelas suas propriedades anti-inflamatórias e anti-virais. Elas são ricas em componentes sulfuricos tais como tiosulfinatos, sulfóxidos, e outros sulfóxidos de cisteína. Estas componentes são responsáveis pelo sabor da cebola e são o que causa as lágrimas nos olhos enquanto se corta a cebola.

Pesquisas mostram que tiosulfinatos nas cebolas tem propriedades antimicrobiais.
Cebolas também são ricas em antioxidante quercetina que ajuda o corpo a combater radicais livres e aumenta a resposta imunitária de um sujeito. Reduzem também probabilidades de ter doenças cardiovasculares.

Sopa de cebola:
3 cebolas grandes
3 dentes de alho
1/4 de um copo de oregãos frescos picados
4 copos de água destilada
Sal que baste
Preparação:
Pique as cebolas e os alhos.
Leve a água a fervedura.
Adicione as cebolas os alhos e os oregãos.
Deixe ferver durante 15 minutos ou até que a cebola comece a ficar translucida.
Beba a sopa quente.

Mal não há e fazer ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário