Um blog sobre as minhas experiências, e os meus conhecimentos sobre a Diabetes, e outros temas relacionados com a saúde.
"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Tabaco
Pois é, experimenta-se um bocadinho, gosta-se e depois de tomar-lhe o gosto e de fumar ou beber muitas vezes, já fica muito difícil parar, por causa do vício. O melhor é nem experimentar xD
O tabaco é composto de várias substâncias nocivas para o corpo de qualquer pessoa. Essas substâncias podem ser alguns gases e metais, ou outras substâncias tóxicas e cancerígenas. Mas, ao todo, o tabaco tem: alcatrões, nicotina, ácido cianídrico, monóxido de carbono. Tem também acetona, (que remove o esmalte dos dentes), terebintina, (que dilui tinta a óleo), formol, (conservante de cadáveres), fosforo P4 P6, (que é usado no veneno de ratos), naftalina (para matar baratas), amónia (que é utilizado para desinfectar o chão e azulejos), entre outros.
Fumadores têm ainda mais riscos de apanhar doenças, e quanto mais fumam, mais o risco é aumentado. Se pararem de fumar, o risco é diminuído. Um fumador pode vir a ter cancro do pulmão, dos rins, da laringe, cabeça, pescoço, mamas, bexiga, esófago, pâncreas ou estômago. Pode ainda desenvolver leucemia, cancro de pele, fígado, colo uterino, intestinos, Vesícula biliar, adrenal, além de correlação com tumores infantis. Também corre o risco de ter doenças Cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, doença vascular periférica, distúrbios respiratórios, como bronquite, doença pulmonar obstrutiva crónica e enfisema, tromboangeite obliterante, impotência sexual, catarata, redução da memória e dificuldade de aprendizado em tabagistas adolescentes.
O facto de ter diabetes faz com que o risco de contrair doenças seja ainda maior. Na diabetes os riscos são cumulativos. O fumar faz com que a diabetes fique mais facilmente desequilibrada. O risco de morte prematura num diabético fumador é 1,5 a 2 vezes maior do que um diabético não fumador.
A nicotina contrai os vasos sanguíneos, e isto vai afectar a glicemia no sangue. Isto faz com que a insulina seja absorvida mais lentamente. A nicotina também causa uma maior resistência à insulina, e faz com que a diabetes seja mais difícil de tratar. O risco de se ter diabetes tipo 2 é duas vezes maior para alguém que fume. Numa pessoa com diabetes, fumar aumenta ainda mais o risco de falência renal, enfraquecimento da visão, úlceras nos pés, amputações das pernas, e ataques cardíacos. O fumo passivo prejudica também a saúde. Crianças pequenas e doentes crónicos são ainda mais sensíveis.
A nicotina no tabaco é o que o torna viciante...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário