"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os pés



Qualquer pessoa deverá ter cuidado com os pés. Os pés são a parte do corpo de uma pessoa que carregam com o nosso peso horas sem fio, e nos levam para onde queremos ir. Um diabético deverá cuidar ainda mais dos pés para evitar mais complicações. A Diabetes pode fazer com que apareçam infecções através da Neuropatia Diabética (doença dos nervos periféricos) e outros problemas por causa da má circulação do sangue.

Se tiver, ou sentir:

- os pés dormentes
- ausência ou o não crescimento de pelos nos pés e pernas
- micoses
- feridas ou secreções
- pele seca, escamosa ou brilhante
- as pontas dos pés arroxeadas
- perda de sensibilidade
- formigueiro ou dor nos pés
- calos
- entre outros

deverá consultar o seu médico por precaução.

Se os diabéticos tiverem lesões nos pés e estas não sejam bem tratadas, poderão desenvolver o pé diabético. Isto é uma série de alterações anatomopatológicas e neurológicas periféricas que podem acontecer nos pés. Isto pode apresentar contaminação por bactérias, e como a diabetes faz com que as lesões demoram mais a cicatrizar, ocorre o risco do pé ser amputado. O pé diabético pode aparecer por causa de demasiado açúcar no sangue. A nível vascular, faz com que as paredes dos vasos endurecem, e isto faz com que a circulação diminua, o que pode provocar isquemia e trombose.

Para cuidar dos pés é simples.

Deve começar por examinar os pés todos os dias, para verificar se não existe infecções, cortes, bolhas, calos, feridas, mudanças de cor ou temperatura. Poderá pedir a ajuda de alguem ou usar um espelho para ver a sola do pé.

Para lavar os pés deverá utilizar água morna, nem muito quente nem muito fria. Para ver a temperatura da água, pode utilizar o cotovelo. Para secar os pés não deve de esfregar. Deve no fim utilizar um creme hidratante.


Para cortar as unhas, utilize tesouras com pontas redondas. Corte as unhas direitas e nunca corte os cantos das unhas, porque assim evita que uma unha fique encravada ou outras infecções. Não deve de utilizar objetos afiados e pontiagudos, nem cortar cortar os calos. Deverá utilizar lixas próprias, ou melhor ainda, consultar um podólogo para tratar os calos ou um médico em caso de micose nas unhas e entre os dedos.

Nunca deve de andar descalço, e ao escolher sapatos, deverá procurar uns macios, sem costuras, sem bico fino ou com salto muito alto e deverá evitar sandálias que tenham tiras ou fivelas.

Em relação às meias, deverá escolher aquelas que deixam a pele dos pés respirarem, e deverão de ser de algodão e sem costuras.

Caminhar é muito bom, mas para isso deverá ter um calçado adequado. Se tiver feridas ou dor, deverá evitar caminhar.

Deverá evitar cruzar as pernas quando estiver sentado, porque isso piora a circulação do sangue nos pés. Se for viajar, evite ficar sentado por muito tempo. Levante-se, ande um pouco, ou então, estique os pés, movimente-os para cima, para baixo e para os lados, mova os dedos e faça círculos com os pés.

Lembre-se que isto funciona melhor com um bom controlo dos diabetes.

Sem comentários:

Enviar um comentário