"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"

sábado, 21 de janeiro de 2012

As pessoas que não sabem não sabem...

Link: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=353283254682516&set=a.323676564309852.87926.317388051605370&type=1&theater

Encontrei uma imagem no facebook, e achei engraçado falar sobre ela aqui. Para ver melhor a imagem, cliquem no link acima. É sobre uma senhora que vai ao Mc Donald's, e pede "...3 Big Mac's, 8 nuggets, 2 pacotes de batatas, uma tarte e uma sundae." Por fim o empregado pergunta-lhe se ela quer mais alguma coisa, e ela responde "Pode ser uma cola... Mas tem de ser light. Sabe como é. Tem de se ter cuidado com a saúde..."

Isto nunca me aconteceu, mas fez me lembrar de umas histórias minhas, parecidas, e talvez a reacção de algumas pessoas é a mesma do empregado do Mc Donald's na imagem, quandoeu faço lá o meu pedido, xD

Um dia eu estava num café com o meu pai. Ele pediu um café, e eu pedi uma coca cola zero ou light. Eu posso já dizer que sou um palito de pessoa, magrinha e com pouco peso. Estava lá, ao pé do balcão, uma rapariga que ouviu o meu pedido. O empregado pediu desculpas, e disse-me que não tinha essas bebidas. Perguntei então o que tinha de zero ou de light. Ele respondeu compal, e então eu pedi um compal. Reparei na rapariga, que me olhava de cima abaixo com uns olhos... Não lhe disse nada, mas na altura apetecia-me gritar-lhe na cara que eu tenho diabetes e que ela tem muita sorte em ser mais fortezinha em vez de diabética. (Não podia ter a certeza se era diabética se não mas pela cara dela sabia que ela estava a pensar que eu queria tentar emagrecer mais ainda...)

Numa outra altura, eu estava num jantar e uma rapariga a meu lado viu-me a medir os meus níveis de açúcar. Ela realizou que eu tinha diabetes, e pediu me mil e uma desculpas. Eu fiquei sem perceber porque, e ela então explicou que pensava que eu tinha anorexia, por ser tão magra e por escolher sempre os alimentos light e zero, e por pôr sempre adoçante no meu café. Ela não sabia que eu era diabética e julgava-me pelas minha escolhas dos alimentos.

A diabetes nem sempre as impede as pessoas de beber ou comer o que quer que seja, mas para que os diabéticos tipo 1 não sejam obrigados a administrar uma dose ainda mais elevada de insulina, alguns (como eu) evitam de ingerir coisas açucaradas, se existe um outro produto igual sem açúcar ou com açúcar reduzido, como as bebidas light ou zero, por exemplo. Os diabéticos não têm nenhum rótulo na cabeça nem são diferentes das outras pessoas todas, e as pessoas que não sabem que tens diabetes não sabem. Julgam os outros sem saber o que está por trás. Claro que não se deve julgar os outros, mas é preciso entender que muitas dessas pessoas não sabem o que é diabetes, e muitos talvez nem nunca ouviram falar da doença.

Mas para quem quer manter a linha e ter mesmo cuidados com a saúde, a imagem em cima não deixa de ser engraçada xD.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tabaco



Pois é, experimenta-se um bocadinho, gosta-se e depois de tomar-lhe o gosto e de fumar ou beber muitas vezes, já fica muito difícil parar, por causa do vício. O melhor é nem experimentar xD

O tabaco é composto de várias substâncias nocivas para o corpo de qualquer pessoa. Essas substâncias podem ser alguns gases e metais, ou outras substâncias tóxicas e cancerígenas. Mas, ao todo, o tabaco tem: alcatrões, nicotina, ácido cianídrico, monóxido de carbono. Tem também acetona, (que remove o esmalte dos dentes), terebintina, (que dilui tinta a óleo), formol, (conservante de cadáveres), fosforo P4 P6, (que é usado no veneno de ratos), naftalina (para matar baratas), amónia (que é utilizado para desinfectar o chão e azulejos), entre outros.

Fumadores têm ainda mais riscos de apanhar doenças, e quanto mais fumam, mais o risco é aumentado. Se pararem de fumar, o risco é diminuído. Um fumador pode vir a ter cancro do pulmão, dos rins, da laringe, cabeça, pescoço, mamas, bexiga, esófago, pâncreas ou estômago. Pode ainda desenvolver leucemia, cancro de pele, fígado, colo uterino, intestinos, Vesícula biliar, adrenal, além de correlação com tumores infantis. Também corre o risco de ter doenças Cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, doença vascular periférica, distúrbios respiratórios, como bronquite, doença pulmonar obstrutiva crónica e enfisema, tromboangeite obliterante, impotência sexual, catarata, redução da memória e dificuldade de aprendizado em tabagistas adolescentes.

O facto de ter diabetes faz com que o risco de contrair doenças seja ainda maior. Na diabetes os riscos são cumulativos. O fumar faz com que a diabetes fique mais facilmente desequilibrada. O risco de morte prematura num diabético fumador é 1,5 a 2 vezes maior do que um diabético não fumador.

A nicotina contrai os vasos sanguíneos, e isto vai afectar a glicemia no sangue. Isto faz com que a insulina seja absorvida mais lentamente. A nicotina também causa uma maior resistência à insulina, e faz com que a diabetes seja mais difícil de tratar. O risco de se ter diabetes tipo 2 é duas vezes maior para alguém que fume. Numa pessoa com diabetes, fumar aumenta ainda mais o risco de falência renal, enfraquecimento da visão, úlceras nos pés, amputações das pernas, e ataques cardíacos. O fumo passivo prejudica também a saúde. Crianças pequenas e doentes crónicos são ainda mais sensíveis.

A nicotina no tabaco é o que o torna viciante...

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os pés



Qualquer pessoa deverá ter cuidado com os pés. Os pés são a parte do corpo de uma pessoa que carregam com o nosso peso horas sem fio, e nos levam para onde queremos ir. Um diabético deverá cuidar ainda mais dos pés para evitar mais complicações. A Diabetes pode fazer com que apareçam infecções através da Neuropatia Diabética (doença dos nervos periféricos) e outros problemas por causa da má circulação do sangue.

Se tiver, ou sentir:

- os pés dormentes
- ausência ou o não crescimento de pelos nos pés e pernas
- micoses
- feridas ou secreções
- pele seca, escamosa ou brilhante
- as pontas dos pés arroxeadas
- perda de sensibilidade
- formigueiro ou dor nos pés
- calos
- entre outros

deverá consultar o seu médico por precaução.

Se os diabéticos tiverem lesões nos pés e estas não sejam bem tratadas, poderão desenvolver o pé diabético. Isto é uma série de alterações anatomopatológicas e neurológicas periféricas que podem acontecer nos pés. Isto pode apresentar contaminação por bactérias, e como a diabetes faz com que as lesões demoram mais a cicatrizar, ocorre o risco do pé ser amputado. O pé diabético pode aparecer por causa de demasiado açúcar no sangue. A nível vascular, faz com que as paredes dos vasos endurecem, e isto faz com que a circulação diminua, o que pode provocar isquemia e trombose.

Para cuidar dos pés é simples.

Deve começar por examinar os pés todos os dias, para verificar se não existe infecções, cortes, bolhas, calos, feridas, mudanças de cor ou temperatura. Poderá pedir a ajuda de alguem ou usar um espelho para ver a sola do pé.

Para lavar os pés deverá utilizar água morna, nem muito quente nem muito fria. Para ver a temperatura da água, pode utilizar o cotovelo. Para secar os pés não deve de esfregar. Deve no fim utilizar um creme hidratante.


Para cortar as unhas, utilize tesouras com pontas redondas. Corte as unhas direitas e nunca corte os cantos das unhas, porque assim evita que uma unha fique encravada ou outras infecções. Não deve de utilizar objetos afiados e pontiagudos, nem cortar cortar os calos. Deverá utilizar lixas próprias, ou melhor ainda, consultar um podólogo para tratar os calos ou um médico em caso de micose nas unhas e entre os dedos.

Nunca deve de andar descalço, e ao escolher sapatos, deverá procurar uns macios, sem costuras, sem bico fino ou com salto muito alto e deverá evitar sandálias que tenham tiras ou fivelas.

Em relação às meias, deverá escolher aquelas que deixam a pele dos pés respirarem, e deverão de ser de algodão e sem costuras.

Caminhar é muito bom, mas para isso deverá ter um calçado adequado. Se tiver feridas ou dor, deverá evitar caminhar.

Deverá evitar cruzar as pernas quando estiver sentado, porque isso piora a circulação do sangue nos pés. Se for viajar, evite ficar sentado por muito tempo. Levante-se, ande um pouco, ou então, estique os pés, movimente-os para cima, para baixo e para os lados, mova os dedos e faça círculos com os pés.

Lembre-se que isto funciona melhor com um bom controlo dos diabetes.