"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Lipodistrofias???

Muitos diabéticos insulino-dependentes têm a tendência de fazer as injecções no mesmo sítio, ou porque tem mais gordura ou por estar mais calejado, ou mesmo pelo habito e de injectar naquele local inconscientemente. Eu sou uma diabética com esse maldito hábito. Sei que devo rodar as zonas mas por pressa ou esquecimento acabo por administrar a insulina nas mesmas zonas =S (e os meus dedos também sofrem quando tenho a tendência de medir o açúcar sempre no mesmo dedo...)

Mas pronto, vou fazer força e tenho andado a fazer força para não injectar (nem picar os dedos) no mesmo local / locais. E porquê rodar as zonas de administração de insulina??? Para evitar as Lipodistrofias (ou Lipos) (que são muito feias de se ver) e para que a insulina seja administrada de forma mais eficaz.

Então, o que são as lipos?

Para quem não sabe, isto é uma lipo:


Sim, são uns nódulos feios que demoram muito tempo a desaparecer, e eu que o diga.....
Podem formar-se debaixo da pele nas zonas habituais de injecção. São onde a insulina se acumula quando os locais de injecção são sempre sempre sempre os mesmos. Muitas pessoas que se injectam têm lipos, mas dá para evitá-las com uma adequada técnica de injecção.

Para já toda gente já sabe que deve beliscar a pele de forma correta como mostra a imagem seguinte:

... beliscando a pele correctamente e injectar a 90º etc...

Mas depois há outros factores importantes, os quais eu admito que sou culpada de nem sempre fazer, e já vou falar sobre elas mais à frente.

PORQUE deve evitar as lipos

A absorção da insulina injectada numa lipo é errática e imprevisível.

Uma absorção errática significa que os níveis de glicose não estão controlados como necessário, o que significa que não se sente tão bem quanto deveria e que é mais propenso a sofrer complicações (picos de glicose inexplicáveis).

Isto é porque a insulina acumula-se nesse local e não vai para onde deveria ir (formando assim a lipo). Então os níveis de glicémia sobem quando não deveriam.

Está demonstrado que injectar-se em zonas livres de lipos melhora a actividade da insulina (simplesmente porque aproveitamos toda a dose).

COMO evitar as lipos

Reconhecer, rodar, substituir.

Vigie a possível formação de lipos, rode sempre nas zonas de injecção e utilize sempre uma nova agulha. Simples.

Um estudo levado a cabo em 2007 mostrou os seguintes factos:

  • 79,7% das pessoas que utilizaram uma nova agulha de cada vez que se injectavam não tinham lipos.
  • 100% dos pacientes que mudavam as agulhas apenas quando substituíam o cartucho tiveram lipos!


Embora nada possa garantir que não terá lipos, pode diminuir as probabilidades consideravelmente se:

  • Rodar as zonas de injecção
  • Rodar dentro das zonas de injecção (deixando no mínimo um dedo de distância entre injecções)
  • Utilizar uma nova agulha de cada vez que se injectar.



A imagem acima mostra uma agulha nova, e como fica depois da primeira utilização, da segunda utilização e depois de ter sido utilizada seis vezes. Assustador não? Não admira que dói mais se não for trocada...

QUE zonas podem ser utilizadas

Existem 4 zonas que podem ser utilizadas para injectar-se correctamente: coxas, braços, abdómen e nádegas.


Pode aceder a estas zonas facilmente e tornar confortável a injecção. Fale com o seu especialista em diabetes acerca das zonas de injecção mais adequadas para si, elabore um esquema de rotação que seja simples e acostume-se a utilizá-lo.

PORQUE é necessário rodar as zonas

Nunca se injecte sobre uma lipo, rode e não reutilize as agulhas.

Se vir ou sentir que se está a formar um nódulo ou a endurecer uma zona, fale imediatamente com o seu profissional de cuidados de saúde, que poderá ajudar e dizer como proceder.

Se injectar regularmente no mesmo ponto, o tecido da zona não tem tempo de recuperar (estamos a quebrar-lo continuamente) e a injecção de insulina repetidamente, que é um factor de crescimento, pode fazer com que o tecido endureça e se formem nódulos que derivam em lipodistrifias ou lipohipertrofias (mais conhecidas como "lipos").

COMO rodar: as regras

Não se injecte no mesmo ponto repetidamente.

Regra 1: rodar sistematicamente. Injectar sempre na mesma zona à mesma hora. Vamos supor que necessita de 3 injecções diárias. Pode começar com a injecção da manhã no braço e ao almoço pode injectar no abdómen; finalmente, a injecção da noite pode ser na coxa ou nádega. É igualmente importante alternar entre os lados direito e esquerdo, por exemplo, entre as duas coxas.

Regra 2: não se injecte no mesmo ponto repetidamente. Para utilizar uma zona para injectar-se novamente, escolha um ponto diferente dentro da mesma zona. Se imaginar uma tabela desenhada sobre a pele, poderá mover um dedo de distância desde o último ponto de injecção. Há uns cartões que pode pedir ao seu profissional de cuidados de saúde, que ajudam com esta técnica. É só colocar sobre a pele, escolher um ponto, retirar e fazer a insulina nesse lugar.


Espero que esta informação vos tenha sido útil, que para mim bem foi. Lembre-se sempre de reconhecer, rodar e substituir a cada injecção de insulina =)

Sem comentários:

Enviar um comentário