"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

FreeStyle Libre



Petição publica para comparticipação do medidor de glicémia FreeStyle Libre.

Por favor assinem, não custa nada e irão ajudar milhões de diabéticos.


Obrigada

=)

Para mais informações sobre o FreeStyle Libre Clique neste link.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Lipodistrofias???

Muitos diabéticos insulino-dependentes têm a tendência de fazer as injecções no mesmo sítio, ou porque tem mais gordura ou por estar mais calejado, ou mesmo pelo habito e de injectar naquele local inconscientemente. Eu sou uma diabética com esse maldito hábito. Sei que devo rodar as zonas mas por pressa ou esquecimento acabo por administrar a insulina nas mesmas zonas =S (e os meus dedos também sofrem quando tenho a tendência de medir o açúcar sempre no mesmo dedo...)

Mas pronto, vou fazer força e tenho andado a fazer força para não injectar (nem picar os dedos) no mesmo local / locais. E porquê rodar as zonas de administração de insulina??? Para evitar as Lipodistrofias (ou Lipos) (que são muito feias de se ver) e para que a insulina seja administrada de forma mais eficaz.

Então, o que são as lipos?

Para quem não sabe, isto é uma lipo:


Sim, são uns nódulos feios que demoram muito tempo a desaparecer, e eu que o diga.....
Podem formar-se debaixo da pele nas zonas habituais de injecção. São onde a insulina se acumula quando os locais de injecção são sempre sempre sempre os mesmos. Muitas pessoas que se injectam têm lipos, mas dá para evitá-las com uma adequada técnica de injecção.

Para já toda gente já sabe que deve beliscar a pele de forma correta como mostra a imagem seguinte:

... beliscando a pele correctamente e injectar a 90º etc...

Mas depois há outros factores importantes, os quais eu admito que sou culpada de nem sempre fazer, e já vou falar sobre elas mais à frente.

PORQUE deve evitar as lipos

A absorção da insulina injectada numa lipo é errática e imprevisível.

Uma absorção errática significa que os níveis de glicose não estão controlados como necessário, o que significa que não se sente tão bem quanto deveria e que é mais propenso a sofrer complicações (picos de glicose inexplicáveis).

Isto é porque a insulina acumula-se nesse local e não vai para onde deveria ir (formando assim a lipo). Então os níveis de glicémia sobem quando não deveriam.

Está demonstrado que injectar-se em zonas livres de lipos melhora a actividade da insulina (simplesmente porque aproveitamos toda a dose).

COMO evitar as lipos

Reconhecer, rodar, substituir.

Vigie a possível formação de lipos, rode sempre nas zonas de injecção e utilize sempre uma nova agulha. Simples.

Um estudo levado a cabo em 2007 mostrou os seguintes factos:

  • 79,7% das pessoas que utilizaram uma nova agulha de cada vez que se injectavam não tinham lipos.
  • 100% dos pacientes que mudavam as agulhas apenas quando substituíam o cartucho tiveram lipos!


Embora nada possa garantir que não terá lipos, pode diminuir as probabilidades consideravelmente se:

  • Rodar as zonas de injecção
  • Rodar dentro das zonas de injecção (deixando no mínimo um dedo de distância entre injecções)
  • Utilizar uma nova agulha de cada vez que se injectar.



A imagem acima mostra uma agulha nova, e como fica depois da primeira utilização, da segunda utilização e depois de ter sido utilizada seis vezes. Assustador não? Não admira que dói mais se não for trocada...

QUE zonas podem ser utilizadas

Existem 4 zonas que podem ser utilizadas para injectar-se correctamente: coxas, braços, abdómen e nádegas.


Pode aceder a estas zonas facilmente e tornar confortável a injecção. Fale com o seu especialista em diabetes acerca das zonas de injecção mais adequadas para si, elabore um esquema de rotação que seja simples e acostume-se a utilizá-lo.

PORQUE é necessário rodar as zonas

Nunca se injecte sobre uma lipo, rode e não reutilize as agulhas.

Se vir ou sentir que se está a formar um nódulo ou a endurecer uma zona, fale imediatamente com o seu profissional de cuidados de saúde, que poderá ajudar e dizer como proceder.

Se injectar regularmente no mesmo ponto, o tecido da zona não tem tempo de recuperar (estamos a quebrar-lo continuamente) e a injecção de insulina repetidamente, que é um factor de crescimento, pode fazer com que o tecido endureça e se formem nódulos que derivam em lipodistrifias ou lipohipertrofias (mais conhecidas como "lipos").

COMO rodar: as regras

Não se injecte no mesmo ponto repetidamente.

Regra 1: rodar sistematicamente. Injectar sempre na mesma zona à mesma hora. Vamos supor que necessita de 3 injecções diárias. Pode começar com a injecção da manhã no braço e ao almoço pode injectar no abdómen; finalmente, a injecção da noite pode ser na coxa ou nádega. É igualmente importante alternar entre os lados direito e esquerdo, por exemplo, entre as duas coxas.

Regra 2: não se injecte no mesmo ponto repetidamente. Para utilizar uma zona para injectar-se novamente, escolha um ponto diferente dentro da mesma zona. Se imaginar uma tabela desenhada sobre a pele, poderá mover um dedo de distância desde o último ponto de injecção. Há uns cartões que pode pedir ao seu profissional de cuidados de saúde, que ajudam com esta técnica. É só colocar sobre a pele, escolher um ponto, retirar e fazer a insulina nesse lugar.


Espero que esta informação vos tenha sido útil, que para mim bem foi. Lembre-se sempre de reconhecer, rodar e substituir a cada injecção de insulina =)

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

POR FAVOR AJUDEM-NOS

Precisamos da sua assinatura nesta petição para obtermos o Freestyle Libre.
Resultado de imagem

O FreeStyle Libre é uma tecnologia inovadora que pode tornar o controlo da doença mais fácil e menos invasivo, evitando que os doentes tenham que picar os dedos, o que é um processo doloroso. 
A diabetes é uma doença crónica que afeta milhões de pessoas durante toda a vida, que obriga diariamente os doentes a várias injeções de insulina e a picar os dedos várias vezes por dia para medir os níveis de glicemia no sangue. 

Só em Portugal a doença atinge mais de 13% da população, correspondendo a mais de um milhão de portugueses, sendo que a este número acresce mais de dois milhões de pré-diabéticos. 
Anualmente, devido à Diabetes: 
- morrem mais de 4000 portugueses; 
- são realizadas cerca de 1500 amputações dos membros inferiores; 
- ocorrem mais de 7000 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). 
A Diabetes representa uma despesa de 1.540 milhões de euros para o Estado Português, sendo que cerca de 500 milhões euros se devem às hospitalização, muitas das quais resultantes do mau controlo da doença. 
Complicações da Diabetes mal controlada: 
- problemas na visão - cataratas e cegueira; 
- má circulação; 
- problemas de coração a longo prazo - enfartes e AVC; 
- problemas renais - insuficiência renal, podendo ser necessária hemodiálise; 
- neuropatia - alteração da sensibilidade em qualquer região do corpo; 
- problemas nos membros inferiores - aumento do tempo para cicatrização de lesões, úlceras, infeções, trombose e, em alguns casos, amputações. 

Não temos dúvidas que viver com a ajuda do FreeStyle Libre seria benéfico para os doentes, tornando-se um bem maior para a sociedade em termos de saúde e impacto económico a médio/ longo prazo. Este pequeno aparelho pode melhorar em muito a qualidade de vida de todas pessoas com diabetes, porque permite monitorizar de forma constante e consistente a doença. Consequentemente, permite prevenir e reduzir os episódios de descompensação (hipoglicemias e hiperglicemias), e diminuir ou retardar o aparecimento das complicações da Diabetes descontrolada. 

O FreeStyle Libre é o primeiro medidor de glicemia que evita as picadas nos dedos porque avalia a glicose no líquido intersticial e dá um valor correspondente à glicemia capilar. Este equipamento permite obter 1440 dados (glicemias) diferentes por dia (1 valor por minuto). O FreeStyle Libre é composto por um sensor e um leitor que recolhe a informação. 
- Evita as picadas de rotina nos dedos; 
- Sensor resistente à água, com a duração de 14 dias; 
- Possibilidade de fazer as leituras onde e quando desejar: a conduzir, a correr, a trabalhar, por exemplo, sem ter que parar o que está a fazer; 
- Discreto, colocado na parte posterior do braço e as leituras de glicose podem ser feitas em apenas 1 segundo, mesmo por cima da roupa.

Clique neste link para assinar a petição =)  Obrigada
Resultado de imagem

Informações comerciais: 
Custo do kit inicial (inclui leitor + 2 sensores) (adquirido uma única vez): 169.90€ 
Custo de um sensor para cada 14 dias: 59.90€

Para mais informações sobre o FreeStyle Libre:  http://www.freestylelibre.pt/