"A palavra magica para quem tem medo da Diabetes (T2, ou complicações da T1) é a prevenção"

segunda-feira, 23 de março de 2015

"Cientistas dizem que estão a «um passo» da cura para a diabetes."


"Investigação da Universidade de Harvard conseguiu a produção das células que controlam os níveis de açúcar no sangue."

"A cura para a diabetes do tipo 1 pode estar mais próxima do que nunca. Uma investigação realizada por cientistas da Universidade de Harvard, Estados Unidos, conseguiu grandes avanços nesse sentido, ao conseguir a produção das células que controlam os níveis de açúcar no sangue.

Através de células embrionárias, os cientistas conseguiram produzir células beta, que são responsáveis pela síntese de insulina no pâncreas.

Há anos que a produção deste tipo de células é tentada pelos investigadores, sem grandes sucessos. Mas, desta vez, a equipa de Harvard parece ter conseguido finalmente obter a «receita» para a perfeita combinação de químicos.

As células foram testadas em ratos e mostraram que podem produzir insulina e controlar aos níveis de açúcar no sangue durante vários meses.

«É muito gratificante saber que conseguimos algo que sempre soubemos que era possível», afirmou o líder da investigação, Doug Melton.

Trata-se de um passo importante que abre portas para uma nova investigação, uma vez que ao serem introduzidas no sistema imunitário humano podem ser rejeitadas e, em última instância, destruídas.

«Estamos a um passo de conseguirmos a reta final», explicou o investigador.

O interesse de Melton na doença começou há 23 anos, quando os seus filhos foram diagnosticados com a doença. 

O estudo, que foi publicado na revista científica «Cell», foi financiado pela fundação JDRF. A porta-voz da instituição, Sarah Johnson, destacou a importância dos resultados obtidos.  «Não é uma cara, mas é um grande passo nesse caminho», afirmou. 

A diabetes do tipo 1 é uma doença para toda a vida, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo precisa e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.

Em Portugal existem cerca de 650 mil portugueses diagnosticados com diabetes e destes, estima-se que 65 mil sejam diabéticos tipo 1."

domingo, 15 de março de 2015

Desafio: Partir um ovo

Certamente que já todos pelo mundo conhecem o desafio do balde de gelo, ou do balde de água, que consiste alguém, ou a própria pessoa deitar um balde de gelo, ou água fria, em cima. O objectivo deste desafio era o de promover a consciencialização sobre a esclerose lateral amiotrófica (ALS) e incentivar as doações para pesquisa. Milhares de pessoas, quer doaram quer não, participaram nesta actividade, nomeando-se por fim umas as outras. Até os mais famosos também levaram com um balde de gelo/água fria.




Agora surgiu um novo desafio, parecido a este, mas pela diabetes. Este desafio consiste em quebrar um ovo na cabeça, doar algum dinheiro para as pesquisas da diabetes, e nomear outra ou outras pessoas para fazer o mesmo.

Este desafio começou nos Estados Unidos com um rapaz de 22 anos, Will Hauver, que infelizmente faleceu por complicações da diabetes tipo 1. Os amigos dele, e estudantes da Universidade de Villanova, decidiram pegar neste desafio e continuar-lo. Actualmente está se a tornar mais um viral pela internet, em que as pessoas fazem um video delas mesmas a partir um ovo na cabeça, nomeiam outras a fazer o mesmo, e doam dinheiro a Fundação de Pesquisa de Jovens com Diabetes (Juvenile Diabetes Research Foundation - JDRF).

Aqui está o link da noticia do Fox 29 que fala sobre este novo desafio:
http://www.informationaboutdiabetes.com/videos/lifestyle/diabetes-egg-crack-challenge-raising-awareness-across-the-us-video

E outro do Buzzfeed:
http://www.buzzfeed.com/pkennedy24/death-of-22-year-old-will-hauver-prompts-diabetes-1ba3a

E se quiser também participar, espalhar a mensagem e contribuir para melhorar a diabetes deixo alguns links onde poderá fazer-lo, e ajudar os pesquisadores da diabetes tornarem as nossas vidas melhores. Um muito obrigado a eles e a todos.



Viver com Diabetes


Viver com diabetes é um trabalho a tempo inteiro em que eu não me inscrevi, não queria ter e em que não posso desistir de.
Tem a ver com pensar em quê, quando, e quanto eu como, e também em exercício físico, stress, monitorização dos açucares no sangue e muito muito mais - em cada dia que passa todo o dia todos os dias.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Recomendações Nutricionais para Pessoas com Diabetes

PORQUE É TÃO IMPORTANTE A ALIMENTAÇÃO PARA UMA PESSOA COM DIABETES?




Fazer uma alimentação adequada é um dos pilares do tratamento da diabetes.

É muito importante seguir as recomendações nutricionais da sua equipa médica para:

  • Alcançar melhor controlo da glicemia
  • Manter um peso corporal adequado
  • Manter controlo da pressão arterial
  • Manter controlo do colesterol

DEVO SEGUIR UMA DIETA ESPECIAL?

  • As pessoas com diabetes, tal como o resto da população, devem fazer uma alimentação variada, equilibrada, completa e personalizada, isto é, que inclua todo o tipo de alimentos.
  • Apenas será necessária uma diminuição na ingestão de calorias nas pessoas que necessitam reduzir o seu peso corporal.
  • Distribua corretamente os hidratos de carbono por 6 ou 7 refeições ao longo do dia.
  • De dia para dia ingira as mesmas quantidades de hidratos de carbono correspondentes a cada refeição.

COMO DISTRIBUIR OS TIPOS DE ALIMENTOS:

Hidratos de Carbono: aproximadamente 50% a 55% do aporte calórico total.
  • Evitar o consumo de hidratos de carbono de absorção rápida (açucares, doces, etc)
  • Podem ser consumidos hidratos de carbono de absorção lenta: legumes, pão, arroz, batatas, etc
  • Fibra: 20-35g/dia
Gorduras: 25% a 30% do consumo calórico total, dos quais aconselha-se diminuição da ingestão de gorduras saturadas (de origem animal).

Proteínas: 15% do total, dos quais o peixe e a carne são excelentes alimentos com uma quantidade proteica tão boa que basta uma pequena quantidade para ser suficiente.


(Sanofi Diabetes)